Avançar para o conteúdo principal

Eclipse da Lua - 3 de Março


"O fenómeno terá início às 21h30 (hora TMG e de Lisboa) de 3 de Março, depois da Lua entrar em penumbra às 20h18, e terminará à 1h20 dessa noite, com o eclipse total a ocorrer entre 22h44 e as 23h58, precisou à agência Lusa a astrónoma Albertina do Campo, do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).
Se as nuvens não interferirem, a Lua cheia estará nessa noite bastante alta no céu, virada a sul, em muito boas condições para se observar a sua ocultação, referiu.
O eclipse resultará da interposição da Terra entre o Sol e a Lua, que fará projectar nela a sua sombra em forma de cone.
Mas mesmo no meio da fase de ocultação total, às 2h:21, a Lua não irá desaparecer completamente devido a radiações luminosas de partículas da atmosfera terrestre que se projectam nela.
É por isso que o disco lunar estará sempre visível, com várias tonalidades entre o cinzento e o avermelhado, explicou a astrónoma do OAL.
Foi a partir a observação dos eclipses que os antigos gregos descobriram que o planeta era redondo, recordou Alfredina do Campo.
A palavra eclipse vem aliás do grego (ékleipsis), que significa desaparecimento.
Em todo o país haverá sessões públicas de acompanhamento do fenómeno, com explicações detalhadas, com o Observatório Astronómico de Lisboa a abrir as suas portas ao público na noite de 3 de Março e o NUCLIO (Núcleo Interactivo de Astronomia) a promover uma sessão idêntica no Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal, em São Pedro do Estoril.
Embora o eclipse seja facilmente visível à vista desarmada, o OAL disporá de telescópios para os curiosos e o NUCLIO dará aos interessados a possibilidade de observarem em directo, via Internet, a evolução do fenómeno noutros países, caso a Lua esteja encoberta nessa noite.
A norte, o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto organiza também uma sessão de observação do eclipse na sua sede, na rua das Estrelas, durante a qual reunirá uma tertúlia animada por um astrónomo, onde o público poderá esclarecer as suas dúvidas.
Este é o primeiro dos dois eclipses totais da Lua de 2007, com o segundo a ocorrer a 28 de Agosto, mas dessa vez não será visível na Europa.
O último ocorreu na madrugada de 28 de Outubro de 2004, uma quinta-feira, entre as 3h23 e as 4h45, sendo o de 3 de Março a horas bem mais convenientes, já que tudo se vai passar depois da hora do jantar de um sábado à noite."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Linkin Park, Limp Bizkit, OffSpring e Smashing Pumpkins - Rock in Rio 2012

Limp Bizkit, Linkin Park, Smashing Pumpkins e The Offspring compõem o cartaz do palco Mundo do Rock In Rio Lisboa 2012, a 26 de maio. A banda de Fred Durst, que em 2010 lançou Gold Cobra regressa a Lisboa depois de um concerto, em Setembro de 2010, no Pavilhão Atlântico. Os bilhetes exclusivos para o segundo dia do evento serão colocados à venda este sábado (3 de Março). Tanto Offspring como Linkin Park passaram pelo Rock In Rio Lisboa em 2008, tendo actuado também na mesma noite. A banda punk californiana não lança discos desde 2008 ( Rise and Fall, Rage and Grace é o mais recente) mas o guitarrista Noodles garantiu que o grupo de "Self Esteem" terá disco pronto no final deste mês. Dos Linkin Park (que em 2010 lançaram A Thousand Suns ) também poderá esperar-se música nova - no ano passado o vocalista Chester Bennington afirmou que seria surpreendente se um novo álbum não saísse em 2012. O último concerto do grupo norte-americano entre nós foi no festival Rock One!, real...

Publicidade com arte - Head, Jump Higher

Benfica vs Braga

2ª vez que vou ao estadio da Luz em 15 dias e cada vez tenho mais a certeza de que o futebol português é muito pobre... foi triste o espetáculo a que assisti hoje.. não por parte do Benfica, porque embora não tenha conseguido marcar fez um grande jogo com dezenas de oportunidades que ou esbaravam na trave ou nas mãos do Paulo Santos, mas sim porque vi uma equipa a qual se entitula o 4o grande de Portugal passar 90 minutos a defender.. ( fez um remate á baliza de Quim no 1º minuto, que por acaso nem vi porque estava ainda á procura do meu lugar ), foi anti jogo, lesões vindas do nada, perdas de tempo por tudo e por nada... um espetaculo triste de se ver.. eu sei que o Inferno da Luz assusta qualquer clubezeco mas um empate é assim tao bom que justifique jogar tao mal? É pena que em Portugal se jogue pelos pontos e nao pelo espetaculo e por amor á camisola... estacionar o autocarro em frente da baliza durante o jogo todo é muito pobre.. é por isso que quando chegam la fora levam um baile...