quinta-feira, agosto 28, 2008

Sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões



O FC Porto e o Sporting ficaram esta quinta-feira a conhecer os respectivos adversários na fase de grupos da UEFA Champions League, na sequência do sorteio levado a cabo no Fórum Grimaldi, no Mónaco. O vencedor da época transacta, o Manchester United FC, vai iniciar a defesa do troféu no Grupo E, onde terá a companhia de Villarreal CF, Celtic FC e Aalborg BK.

Representantes portugueses
Os campeões portugueses do FC Porto vão disputar o Grupo G, juntamente com Arsenal FC, Fenerbahçe SK e FC Dynamo Kyiv. Por outro lado, o Sporting integra o Grupo C e tem como adversários o FC Barcelona, FC Basel 1893 e FC Shakhtar Donetsk. Os "dragões" voltam a medir forças com os "gunners", ao passo que os "leões" reencontram o Basileia - que eliminou o Vitória de Guimarães na terceira pré-eliminatória -, depois de terem deixado os suíços pelo caminho na edição passada da Taça UEFA.

Calendário
As jornadas da fase de grupos terão lugar a 16/17 de Setembro, 30 de Setembro/1 de Outubro, 21/22 de Outubro, 4/5 de Novembro, 25/26 de Novembro e 9/10 de Dezembro. Os vencedores e segundos classificados de cada grupo avançam para os oitavos-de-final na Primavera, com a final a estar agendada para Stadio Olimpico de Roma, a 27 de Maio de 2009. As equipas que terminem no terceiro posto dos respectivos agrupamentos terão a consolação de participar nos 16 avos-de-final da Taça UEFA.


Por um futebol mais justo...


O Vitória de Guimarães foi ontem derrotado pelo Basileia (2-1) e falhou a qualificação para a Liga dos Campeões. O jogo fica ainda marcado por um golo mal anulado aos vimaranenses ao minuto 87.

Na repetição em video vê-se claramente que o jogador esta em jogo á 1ª repetição.. mas no futebol não ha video arbitragem como acontece por exemplo no ténis, porque? Boa pergunta... não sei responder mas suponho que seja por estupidez de quem manda no futebol e por gosto em ver clubes fraquinhos como o Guimarães serem roubados a olhos vistos em jogo importantissimo da Liga dos Campeões que para os vimarenenses valia pelo menos 6 milhões de euros e poderia valer muito mais se eles empatassem ou ganhassem jogos na fase de grupos.

Já ouvir dizer: "não se pode implementar esse sistema nos estádios porque nem todos os estádios têm condições fisicas para poder instalar o sistema ou então não têm recursos monetários para investir nele." Mais uma estupidez porque no ténis o sistema de video arbitragem não existe em todos os courts de todos os complexos de ténis. No US Open que está a decorrer so meia duzia de courts é que estão equipados com o sistema e no restantes joga-se sem eles. É injusto, porque ha jogadores a jogar sem o sistema? não.. é sim justo para os que jogam com ele e podem contrariar as decisões dos arbitros.

Se em Portugal por exemplo implementassem o sistema nos estádios que foram do EURO 2004 ja não era mau de todo...

E para quem não sabe ou não segue o ténis, o sistema esta sempre a trabalhar e a acompanhar as jogadas mas os jogadores so podem recorrer a ele 3 vezes por set, no futebol poderia ser algo como 3 vezes para cada equipa em cada parte, o que provavelmente até seria demais porque não ocorrem 12 lances de duvida de fora de jogo num jogo (ou se ocorrem o trio de arbitragem bem podia dedicar-se a outra profissão).

Em caso de golo mal anulado o golo seria validado, em caso de bola que vai para fora seria devolvida é equipa de alguma forma.

O futebol é o desporto mais praticado em todo mundo com mais competições e na era da tecnologia ainda se joga como antigamente com as regras de antigamente. Ouvi Artur Agostinho dizer que "quem manda no futebol são uns velhos antiquados e da velha guarda e que enquanto eles la estiverem as regras do futebol não mudam" e começo a acreditar que é verdade, não so por esta mudança da video arbitragem mas tambem por muitas outras regras que podiam tornar o futebol mais competitivo e justo.

Posso enumerar algumas regras/inovações que para mim fariam sentido serem aplicadas ao futebol:

1- Lei que proibe depois de passar a bola da linha de meio campo pela equipa que esta a atacar, voltar a passar a bola para trás do meio campo.

Não havia tanto anti jogo, tanto recuar para trás e atrasar a bola ao guarda redes.. tornava o futebol muito mais ofensivo e na procura do golo que é o objectivo do jogo.

2- Lei anti desportiva, isto é entradas por trás a matar que são punidas com vermelho daria alem de expulsao ao jogador que a comete tambem um livre ou penalty ou algo assim como ha no basket em que o jogador tem 1 lance livre a mais do que os por direito na sequencia da falta.

Em alternativa poderia ser um livre estilo hoquei em patins em que o jogador parte para a baliza sozinho estando os adversarios atrás da linha da bola... a ideia é penalizar o jogo anti desportivo.

3- Lei dos cartões amarelos, cartão amarelo ser mostrado sempre que o jogador faz falta, seja leve puxão de camisola seja entrada a partir pernas... ao 3º amarelo, dava vermelho.

Deixar de ser amarelo quando o arbitro lhe apetece e segundo amarelo quando o arbitro lhe apetece, o que quero dizer é que um jogador pode levar amarelo logo na 1ª falta ou fazer 3 faltas e só levar amarelo na 4ª falta, o arbitro é que decide se a falta é grave ou não o que leva a que se ache que é parcial e prejudica quem quer...

4- Chip electrónico nas bolas e nos postes das balizas para garantir que um golo é mesmo golo.

Sistema que ja existe no rugby e foi usado no ultimo Mundial para Portugal marcar ensaio contra a Nova Zelandia pois o jogador que tinha a bola estava coberto de jogadores e tornava impossivel ao arbitro saber se a bola ultrapassava a linha, parou o jogo e pediu ao arbitro que estava a visionar o video do jogo (equivalente ao 4º arbitro do futebol) para lhe dizer o que decidir.

Porque é que no basket não se ouve falar dos arbitros? Porque eles estão la apenas para garantir que se cumprem as regras do jogo, não estão la para ajuizar e decidir gravidade das faltas que é isso que os leva a cometer erros graves e alterar o resultados dos jogos. Sobretudo num jogo como o futebol que um golo faz toda a diferença. Noutros desportos basket, volei, andebol etc marcam-se tantos pontos que se um for irregular "não faz grande diferença", no futebol um golo pode valer 6 milhões ou mais...

quarta-feira, agosto 27, 2008

Portugal volta a conquistar a Liga Europeia de Futebol de Praia


A Selecção portuguesa revalidou ontem o título europeu de futebol de praia ao bater a Holanda na final da Liga Europeia por 5-1.

Ouvis-te falar de algum jogo desta Liga Europeia? Não pois não? Andava tudo preocupado em criticar os portugueses dos Jogos Olímpicos enquanto a selecção de Futebol de Praia dava "show de bola" e ganhou a Liga Europeia com grande qualidade de futebol praticado. Quem quis ver os jogos só na Eurosport...

segunda-feira, agosto 25, 2008

Jose Azevedo termina carreira


José Azevedo mostrou-se orgulhoso pela carreira de 15 anos na última etapa em linha e, embora sem glória no adeus à estrada, ficou com a "sensação de dever cumprido".


"Tudo por quanto passei foi importante e os 15 anos de carreira, sempre com a mesma postura enchem-me de orgulho", continuou, destacando a sua primeira Volta a França em bicicleta, a ajuda ao norte-americano Lance Armstrong em cinco dos seus sete títulos do Tour e o regresso a Portugal como os momentos altos da sua vida de ciclista profissional.


Azevedo representou o Boavista, a Maia, a espanhola ONCE e a norte-americana US Postal, convertida depois em Discovery Channel, antes de regressar a Portugal para vestir a camisola do Benfica.


"Sobre isso ainda há muito tempo para falarmos, mas só depois da Volta a Portugal", limitou-se a dizer sobre os planos partilhados com o director-desportivo encarnado, Orlando Rodrigues, para formarem uma nova estrutura profissional em 2009, que pode ou não continuar a contar com a "marca Benfica".


Na grande corrida portuguesa, a melhor prestação de Azevedo, que falhou várias vezes na subida à Torre e deu azo à criação do mito de "fantasma", aconteceu em 2000, com o 4.º lugar, em nove participações.


O currículo do vila-condense ficou ainda mais enriquecido quando envergou o dorsal número 1 do Tour de 2006, após o abandono de Armstrong. No entanto, a prestação resumiu-se a um 19.º lugar, longe do quinto posto obtido em 2004 na Grand Boucle ou da mesma posição lograda no Giro de 2001.

domingo, agosto 24, 2008

Fim dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008


Pequim despediu-se dos Jogos Olímpicos com um fantástico espectáculo de teatro e acrobacias, numa mistura de ópera e estrelas do futebol, rock e folclore chinês.

A cerimónia de duas horas, que terminou com o tenor espanhol Plácido Domingo e a cantora chinesa Song Zuyingterem a cantar "A chama do amor", começou com um cenário de fantasia em que músicos suspensos no ar tocavam tambores gigantes.

Seguiu-se a extinção da chama olímpica.
Primeiro as 91 mil pessoas viram projectados no estádio os melhores momentos de cada um dos 14 dias de competição. Depois a chama morreu, no final de um espectáculo de "ballet" e acrobacia no topo de uma torre que se ergueu aos céus.

Depois foi a vez da passagem para os próximos jogos olímpicos de Londres em 2012. A opção foi por um dos símbolos da cidade, um autocarro vermelho de dois andares puxado por três ciclistas e rodeado de bailarinos.


Uma menina chinesa entregou uma bola de futebol a outra menina inglesa que passeando pelas costas dos bailarinos entrou dentro do autocarro, cujo segundo andar se abriu para dar início a um dueto entre o guitarrista Jimmy Page, dos Led Zepellin, e a cantora Leona Lewis.

A criança inglesa reapareceu ao lado de David Beckham. Num testemunho do poder do desporto - e das celebridades - bastou-lhe dar um pontapé na bola para levar o "Ninho de Pássaro" ao rubro.


Como uma mistura de aranhas, astronautas e extra-terrestres, dezenas de acrobatas caíram do céu todo a à volta do estádio, durante dezenas de minutos a subir e a baixar constantemente, antes de se erguerem estandartes gigantescos, a deixa para o início do espectáculo de fogo de artifício final.

quarta-feira, agosto 20, 2008

Michael Phelps - o Fenómeno da Natação


Com 8 records do mundo, Michael Phelps ganhou 8 medalhas de ouro nos Jogos Olimpicos de Pequim e passou a ser o desportista com mais medalhas de ouro e (mais medalhas em geral)numa edição de Jogos Olimpicos e está a apenas 3 medalhas de ser o desportista com mais medalhas de sempre, o que tendo em conta que tem apenas 23 anos, seria preciso um grande azar para não bater essa marca...

sexta-feira, agosto 08, 2008

Jogos Olimpicos estão oficialmente abertos


A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2008, foi realizada no dia 8 de Agosto de 2008, às 8h08 da noite no horário local no Estádio Nacional. Tantos números "oitos" deve-se à crença chinesa de que o número oito é sinal de prosperidade.

Para a historia fica uma cerimónia espectacular e impressionante que vai ficar na memória de quem viu, pela grandiosidade, pelo espetaculo, pela quantidade de pessoas que estavam na coreografia e pela originalidade e criação dos produtores. A frase que mais ouvi foi: "so mesmo os chineses para fazer algo assim".

Ficam algumas fotos da cerimónia que sabem a pouco para quem viu em directo na Tv ou ao vivo no estádio. Os 15 dias de jogos estão abertos e prometem...

sexta-feira, agosto 01, 2008

De volta das férias


Depois de um longo período de férias por terras bem distantes, estou de volta ao 3º mundo.
Digo isto porque depois de estar no Canadá entendo porque tanta gente imigra para lá, não ha palavras para explicar a qualidade de vida que se tem la.
Não são só os ordenados que é o que toda gente se lembra logo, mas tambem as casas, as ruas, os carros, os jardins, as infra-estruturas, os centros comerciais, as universidades, as montanhas, etc etc... em resumo tudo é melhor la do que no nosso Portugalzito miserável. (ah tudo não.. la o futebol não vale nada.. aliás quase não se joga... ).
Um saltinho ao outro lado da fronteira e os Estados Unidos.. vale apena falar deles? é tudo o que se vê nos filmes e muito mais...