Avançar para o conteúdo principal

Por um futebol mais justo...


O Vitória de Guimarães foi ontem derrotado pelo Basileia (2-1) e falhou a qualificação para a Liga dos Campeões. O jogo fica ainda marcado por um golo mal anulado aos vimaranenses ao minuto 87.

Na repetição em video vê-se claramente que o jogador esta em jogo á 1ª repetição.. mas no futebol não ha video arbitragem como acontece por exemplo no ténis, porque? Boa pergunta... não sei responder mas suponho que seja por estupidez de quem manda no futebol e por gosto em ver clubes fraquinhos como o Guimarães serem roubados a olhos vistos em jogo importantissimo da Liga dos Campeões que para os vimarenenses valia pelo menos 6 milhões de euros e poderia valer muito mais se eles empatassem ou ganhassem jogos na fase de grupos.

Já ouvir dizer: "não se pode implementar esse sistema nos estádios porque nem todos os estádios têm condições fisicas para poder instalar o sistema ou então não têm recursos monetários para investir nele." Mais uma estupidez porque no ténis o sistema de video arbitragem não existe em todos os courts de todos os complexos de ténis. No US Open que está a decorrer so meia duzia de courts é que estão equipados com o sistema e no restantes joga-se sem eles. É injusto, porque ha jogadores a jogar sem o sistema? não.. é sim justo para os que jogam com ele e podem contrariar as decisões dos arbitros.

Se em Portugal por exemplo implementassem o sistema nos estádios que foram do EURO 2004 ja não era mau de todo...

E para quem não sabe ou não segue o ténis, o sistema esta sempre a trabalhar e a acompanhar as jogadas mas os jogadores so podem recorrer a ele 3 vezes por set, no futebol poderia ser algo como 3 vezes para cada equipa em cada parte, o que provavelmente até seria demais porque não ocorrem 12 lances de duvida de fora de jogo num jogo (ou se ocorrem o trio de arbitragem bem podia dedicar-se a outra profissão).

Em caso de golo mal anulado o golo seria validado, em caso de bola que vai para fora seria devolvida é equipa de alguma forma.

O futebol é o desporto mais praticado em todo mundo com mais competições e na era da tecnologia ainda se joga como antigamente com as regras de antigamente. Ouvi Artur Agostinho dizer que "quem manda no futebol são uns velhos antiquados e da velha guarda e que enquanto eles la estiverem as regras do futebol não mudam" e começo a acreditar que é verdade, não so por esta mudança da video arbitragem mas tambem por muitas outras regras que podiam tornar o futebol mais competitivo e justo.

Posso enumerar algumas regras/inovações que para mim fariam sentido serem aplicadas ao futebol:

1- Lei que proibe depois de passar a bola da linha de meio campo pela equipa que esta a atacar, voltar a passar a bola para trás do meio campo.

Não havia tanto anti jogo, tanto recuar para trás e atrasar a bola ao guarda redes.. tornava o futebol muito mais ofensivo e na procura do golo que é o objectivo do jogo.

2- Lei anti desportiva, isto é entradas por trás a matar que são punidas com vermelho daria alem de expulsao ao jogador que a comete tambem um livre ou penalty ou algo assim como ha no basket em que o jogador tem 1 lance livre a mais do que os por direito na sequencia da falta.

Em alternativa poderia ser um livre estilo hoquei em patins em que o jogador parte para a baliza sozinho estando os adversarios atrás da linha da bola... a ideia é penalizar o jogo anti desportivo.

3- Lei dos cartões amarelos, cartão amarelo ser mostrado sempre que o jogador faz falta, seja leve puxão de camisola seja entrada a partir pernas... ao 3º amarelo, dava vermelho.

Deixar de ser amarelo quando o arbitro lhe apetece e segundo amarelo quando o arbitro lhe apetece, o que quero dizer é que um jogador pode levar amarelo logo na 1ª falta ou fazer 3 faltas e só levar amarelo na 4ª falta, o arbitro é que decide se a falta é grave ou não o que leva a que se ache que é parcial e prejudica quem quer...

4- Chip electrónico nas bolas e nos postes das balizas para garantir que um golo é mesmo golo.

Sistema que ja existe no rugby e foi usado no ultimo Mundial para Portugal marcar ensaio contra a Nova Zelandia pois o jogador que tinha a bola estava coberto de jogadores e tornava impossivel ao arbitro saber se a bola ultrapassava a linha, parou o jogo e pediu ao arbitro que estava a visionar o video do jogo (equivalente ao 4º arbitro do futebol) para lhe dizer o que decidir.

Porque é que no basket não se ouve falar dos arbitros? Porque eles estão la apenas para garantir que se cumprem as regras do jogo, não estão la para ajuizar e decidir gravidade das faltas que é isso que os leva a cometer erros graves e alterar o resultados dos jogos. Sobretudo num jogo como o futebol que um golo faz toda a diferença. Noutros desportos basket, volei, andebol etc marcam-se tantos pontos que se um for irregular "não faz grande diferença", no futebol um golo pode valer 6 milhões ou mais...

Comentários

Anónimo disse…
Começavam os estádios a ter o mesmo numero de pessoas que nos pavilhoes de hoquei e basket..Futebol é polemica é emoção!
KuRTeN16 disse…
ah pronto.. o importante é á 2ª feira haver polémica pra discutir, depois se ha injustiças no campo isso nao interessa para nada...

Mensagens populares deste blogue

Linkin Park, Limp Bizkit, OffSpring e Smashing Pumpkins - Rock in Rio 2012

Limp Bizkit, Linkin Park, Smashing Pumpkins e The Offspring compõem o cartaz do palco Mundo do Rock In Rio Lisboa 2012, a 26 de maio. A banda de Fred Durst, que em 2010 lançou Gold Cobra regressa a Lisboa depois de um concerto, em Setembro de 2010, no Pavilhão Atlântico. Os bilhetes exclusivos para o segundo dia do evento serão colocados à venda este sábado (3 de Março). Tanto Offspring como Linkin Park passaram pelo Rock In Rio Lisboa em 2008, tendo actuado também na mesma noite. A banda punk californiana não lança discos desde 2008 ( Rise and Fall, Rage and Grace é o mais recente) mas o guitarrista Noodles garantiu que o grupo de "Self Esteem" terá disco pronto no final deste mês. Dos Linkin Park (que em 2010 lançaram A Thousand Suns ) também poderá esperar-se música nova - no ano passado o vocalista Chester Bennington afirmou que seria surpreendente se um novo álbum não saísse em 2012. O último concerto do grupo norte-americano entre nós foi no festival Rock One!, real...

Publicidade com arte - Head, Jump Higher

Benfica vs Braga

2ª vez que vou ao estadio da Luz em 15 dias e cada vez tenho mais a certeza de que o futebol português é muito pobre... foi triste o espetáculo a que assisti hoje.. não por parte do Benfica, porque embora não tenha conseguido marcar fez um grande jogo com dezenas de oportunidades que ou esbaravam na trave ou nas mãos do Paulo Santos, mas sim porque vi uma equipa a qual se entitula o 4o grande de Portugal passar 90 minutos a defender.. ( fez um remate á baliza de Quim no 1º minuto, que por acaso nem vi porque estava ainda á procura do meu lugar ), foi anti jogo, lesões vindas do nada, perdas de tempo por tudo e por nada... um espetaculo triste de se ver.. eu sei que o Inferno da Luz assusta qualquer clubezeco mas um empate é assim tao bom que justifique jogar tao mal? É pena que em Portugal se jogue pelos pontos e nao pelo espetaculo e por amor á camisola... estacionar o autocarro em frente da baliza durante o jogo todo é muito pobre.. é por isso que quando chegam la fora levam um baile...