
O Vitória de Guimarães foi ontem derrotado pelo Basileia (2-1) e falhou a qualificação para a Liga dos Campeões. O jogo fica ainda marcado por um golo mal anulado aos vimaranenses ao minuto 87.
Na repetição em video vê-se claramente que o jogador esta em jogo á 1ª repetição.. mas no futebol não ha video arbitragem como acontece por exemplo no ténis, porque? Boa pergunta... não sei responder mas suponho que seja por estupidez de quem manda no futebol e por gosto em ver clubes fraquinhos como o Guimarães serem roubados a olhos vistos em jogo importantissimo da Liga dos Campeões que para os vimarenenses valia pelo menos 6 milhões de euros e poderia valer muito mais se eles empatassem ou ganhassem jogos na fase de grupos.
Já ouvir dizer: "não se pode implementar esse sistema nos estádios porque nem todos os estádios têm condições fisicas para poder instalar o sistema ou então não têm recursos monetários para investir nele." Mais uma estupidez porque no ténis o sistema de video arbitragem não existe em todos os courts de todos os complexos de ténis. No US Open que está a decorrer so meia duzia de courts é que estão equipados com o sistema e no restantes joga-se sem eles. É injusto, porque ha jogadores a jogar sem o sistema? não.. é sim justo para os que jogam com ele e podem contrariar as decisões dos arbitros.
Se em Portugal por exemplo implementassem o sistema nos estádios que foram do EURO 2004 ja não era mau de todo...
E para quem não sabe ou não segue o ténis, o sistema esta sempre a trabalhar e a acompanhar as jogadas mas os jogadores so podem recorrer a ele 3 vezes por set, no futebol poderia ser algo como 3 vezes para cada equipa em cada parte, o que provavelmente até seria demais porque não ocorrem 12 lances de duvida de fora de jogo num jogo (ou se ocorrem o trio de arbitragem bem podia dedicar-se a outra profissão).
Em caso de golo mal anulado o golo seria validado, em caso de bola que vai para fora seria devolvida é equipa de alguma forma.
O futebol é o desporto mais praticado em todo mundo com mais competições e na era da tecnologia ainda se joga como antigamente com as regras de antigamente. Ouvi Artur Agostinho dizer que "quem manda no futebol são uns velhos antiquados e da velha guarda e que enquanto eles la estiverem as regras do futebol não mudam" e começo a acreditar que é verdade, não so por esta mudança da video arbitragem mas tambem por muitas outras regras que podiam tornar o futebol mais competitivo e justo.
Posso enumerar algumas regras/inovações que para mim fariam sentido serem aplicadas ao futebol:
1- Lei que proibe depois de passar a bola da linha de meio campo pela equipa que esta a atacar, voltar a passar a bola para trás do meio campo.
Não havia tanto anti jogo, tanto recuar para trás e atrasar a bola ao guarda redes.. tornava o futebol muito mais ofensivo e na procura do golo que é o objectivo do jogo.
2- Lei anti desportiva, isto é entradas por trás a matar que são punidas com vermelho daria alem de expulsao ao jogador que a comete tambem um livre ou penalty ou algo assim como ha no basket em que o jogador tem 1 lance livre a mais do que os por direito na sequencia da falta.
Em alternativa poderia ser um livre estilo hoquei em patins em que o jogador parte para a baliza sozinho estando os adversarios atrás da linha da bola... a ideia é penalizar o jogo anti desportivo.
3- Lei dos cartões amarelos, cartão amarelo ser mostrado sempre que o jogador faz falta, seja leve puxão de camisola seja entrada a partir pernas... ao 3º amarelo, dava vermelho.
Deixar de ser amarelo quando o arbitro lhe apetece e segundo amarelo quando o arbitro lhe apetece, o que quero dizer é que um jogador pode levar amarelo logo na 1ª falta ou fazer 3 faltas e só levar amarelo na 4ª falta, o arbitro é que decide se a falta é grave ou não o que leva a que se ache que é parcial e prejudica quem quer...
4- Chip electrónico nas bolas e nos postes das balizas para garantir que um golo é mesmo golo.
Sistema que ja existe no rugby e foi usado no ultimo Mundial para Portugal marcar ensaio contra a Nova Zelandia pois o jogador que tinha a bola estava coberto de jogadores e tornava impossivel ao arbitro saber se a bola ultrapassava a linha, parou o jogo e pediu ao arbitro que estava a visionar o video do jogo (equivalente ao 4º arbitro do futebol) para lhe dizer o que decidir.
Porque é que no basket não se ouve falar dos arbitros? Porque eles estão la apenas para garantir que se cumprem as regras do jogo, não estão la para ajuizar e decidir gravidade das faltas que é isso que os leva a cometer erros graves e alterar o resultados dos jogos. Sobretudo num jogo como o futebol que um golo faz toda a diferença. Noutros desportos basket, volei, andebol etc marcam-se tantos pontos que se um for irregular "não faz grande diferença", no futebol um golo pode valer 6 milhões ou mais...
Comentários