Avançar para o conteúdo principal

Torrents World


Para os utilizadores de conteúdos online a palavra torrents já não é nada de novo, contudo é um conceito que se tornou popular ha alguns anos apenas. Um torrent é um tipo de ficheiro, que na pratica contem a informação duma lista de ficheiros partilhados num servidor. Servidores são aos milhares por toda a internet e os conteúdos são aos biliões..
Muita pirataria pelo meio como é óbvio, desde álbuns musicais, filmes, séries, jogos, etc etc mas por outro lado também muitos conteúdos úteis e nada ilegais como Fotografias, wallpapers, vídeos tutoriais, bibliotecas de sons, programas free & shareware etc etc. O uso que cada um faz já é do critério do utilizador mas na prática este meio de partilha é dos melhores que existe pois cada utilizador mesmo antes de concluir a 100% o download do ficheiro já esta a partilhar com a restante comunidade os blocos particionados que tem do ficheiro e assim que acaba fica a partilhar o ficheiro na sua totalidade para os restantes utilizadores.
Assim o ficheiro não esta alojado em nenhum servidor ou ftp mas nos próprios computadores de cada utilizador sendo que é necessário existir um 1º que cria o torrent e o partilha. Ao invés de o ficheiro estar alojado algures na internet e todos os utilizadores se ligarem a ele para fazer download, cada utilizador passa a ser uma fonte onde os outros se podem ligar para descarregar o ficheiro, multiplicando-se as fontes entre si infinitamente.
Isto só se torna possível com o sucessivo aumento de velocidade de download e upload pelos ISP ( Internet Service Providers ) que até há alguns anos quando a banda larga apareceu em Portugal disponibilizavam de 128Kb até 512Kb e hoje em dia a velocidade mais baixa que se encontra já é 4Mb e a máxima pode ultrapassar os 24Mb.
Para dar uma ideia global digamos que eu fui dar um passeio ao lago no México e tirei algumas fotos que davam uns bons wallpapers. Chego a casa descarrego as fotos para o computador com alta qualidade, crio um torrent e alojo num servidor gratuito e publico e coloco na categoria de wallpapers.
O ficheiro pode até ser grande imaginemos de 1Gb no seu total. Alguém em Espanha e ao mesmo tempo outra pessoa no Japão estão a ver a lista de wallpapers e aparece-lhes o mais recente "Wallpapers Sierra in México" e descarrega. Se tiverem uma ligação 24Mb em cerca de 6 min tem o ficheiro a 100%. As fotos que há 15 minutos estavam no meu cartão de memória da maquina fotográfica já estão no computador de alguém que esta na Espanha e no Japão.
O autor das fotos pode mesmo retirar as fotos do seu disco e meter num DVD e guardar na prateleira porque os 2 utilizadores na Espanha e no Japão já servem de fontes para quem no futuro fizer download do torrent. Passado uma hora uma das fotos que eu tirei na serra no México de manhã pode estar impressa numa tela e ser colocada na parede da sala de estar do Espanhol ou estar numa apresentação multimédia sobre serras que o japonês estava a elaborar para a faculdade.
A internet quebra barreiras inimagináveis há uma dezena de anos atrás. E não é apenas o facto de poder enviar uma foto para o outro lado do Mundo com facilidade, é o facto de poder enviar milhares de fotos de alta qualidade, em poucos segundos, ao mesmo tempo para milhares de locais espalhados pelo planeta. Quem diz fotos diz filmes ou musicas de alta qualidade ou qualquer outro tipo de ficheiro não tendo o seu tamanho qualquer impedimento a nível da partilha.

Para terminar deixo aqui um link para um tutorial elaborado por mim que explica a melhor forma de descarregar torrents da internet tirando o maximo proveito dos programas e sites disponiveis. No futuro falarei tambem de programas de gerenciamento de torrents e criação dos mesmos para partilhar conteudos com amigos, familiares ou desconhecidos...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saber número de eleitor e local de voto por SMS
Documentos necessários para votar?

Aproximam-se as eleições e com o novo cartão do cidadão a substituir o Bilhete de Identidade, o seu local de voto é alterado de acordo com o seu local de residência. Surge então a dúvida. Onde votar? Qual é o meu local de voto?

Alem disso quais os documentos necessários para se poder votar?

Qual o meu número de eleitor?

As novas tecnologias e sistemas informáticos permitem saber através de SMS, o seu local de voto e o seu número de eleitor.

Para tal basta enviar uma SMS para o número 3838 com o texto "RE (nº de BI) (data de nascimento) no formato AAAAMMDD, exemplo: RE 1444880 19531007"

A resposta terá o local de voto e o número de eleitor, que são suficientes para poderes votar.

Documentos necessários para poder votar?
O seu Bilhete de Identidade/Cartão do Cidadão e saber o seu número de eleitor.




Outras questões relativamente ao Recenseamento Eleitoral:

Quando mudo de residência, o que devo fazer para transferir para a minha inscrição no Recenseamento Eleitoral?
Solicitar e p…

Desconto de 6 cêntimos no combustível da Repsol - Cartão Banco Montepio

Através da parceria celebrada com a REPSOL, os Donos dos Banco, ou seja os Associados do Montepio Geral- Associação Mutualista têm agora uma vantagem adicional: um desconto de 6 cêntimos por litro no abastecimento de combustíveis na Rede de Estações de Serviços Repsol aderentes em Portugal Continental e Madeira. O desconto é imediato, basta apresentar o Cartão Montepio Repsol.
O valor do desconto é de 6 cêntimos de euro, por litro, sobre o PVP afixado no posto, é imediatamente deduzido ao valor do abastecimento e constará do recibo emitido.
Para mais informações, consulte aqui as condições e como aderir ou dirija-se a um balcão do banco Montepio ou posto de abastecimento da Repsol.

Tarifário Vodafone Directo - 8 cents/min para todas as redes!

O novo tarifário está disponível para todos os clientes Vodafone, sejam Vitaminas ou Yorns. A alteração para este tarifário implica o carregamento de 20 Euros.
O tarifário é de carregamento livre, contudo para ter acesso à tarifa de 8 cênts/min para todas as redes é necessário carregar 15 Euros por mês. Não efectuando carregamento ou carregando montantes inferiores a tarifa para todas as redes será 17 cênts/min.
Mais informações aqui ou pela linha 16911 (linha de apoio ao tarifário Vodafone Directo, taxada de 0,40 cênts/min)