Avançar para o conteúdo principal

II Divisão - Futebol em Portugal


Breve explicação do funcionamento e organização/calendário
da II Divisão de Futebol em Portugal e acesso á Liga Vitallis




A – PRIMEIRA FASE


56 Clubes divididos em quatro séries (A; B; C e D) de 14 Clubes cada, a duas voltas, para apurar os 6 primeiros (1º ao 6º lugar), e os 8 seguintes (7º ao 14ª lugar) de cada série.
Da 1ª para a 2ª fase (subidas – manutenção / descidas) os Clubes passam com 50% dos pontos obtidos arredondados por excesso.

B – SEGUNDA FASE

Os 6 Clubes classificados, do 1º ao 6º lugar, de cada série, da primeira fase, jogam entre si a duas voltas para apurar o primeiro classificado de cada série para uma terceira fase.

Fase de subida
Composta por 4 séries, agrupando os 6 clubes melhores classificados (1º ao 6º lugar) das séries da primeira fase, para apuramento do 1º classificado da respectiva série.

C - TERCEIRA FASE

-1º da Série A vs 1º da Série B; 1º da Série C vs 1º da Série D
-Os Clubes Vencedores realizarão um jogo final, em campo neutro, para apurar o Campeão Nacional da 2ª Divisão subindo os 2 à Liga Vitallis.

----------------------------------------------------------------------

Chegados a este ponto do campeonato, o Sporting Clube da Covilhã esteve a época inteira em 1º lugar sempre com mais de 6 pontos de avanço, passada a 1ª fase os pontos são reduzidos a 50%, e após 7 jogos da 2ª fase já temos pontos suficientes para que faltando 3 jogos da 2ª fase o 1º lugar já esta garantido. Assim sendo o 1º da Série C daqui a 3 semanas iremos jogar contra o 1º da Série D, e apenas um irá subir á Liga Vitallis.

Agora coloco a questão.. o que é isto??? 56 clubes a jogar uma época inteira para subirem 2???
Uma equipa fica em 1º lugar e não sobe? qual é a lógica disto? É atirar os clubes para uma divisão onde é tudo ao molho e fé em Deus?

É assim que pretendem arranjar competitividade? reduzem a 1ª e 2ª ligas para 16 clubes, onde só descem e sobem 2 equipas e depois há 56 a lutar para um lugar desses 2 disponíveis...

Agora imaginemos o Fátima e o Penafiel que desceram da Liga Vitallis para esta II divisão.. pergunto-me quando voltaram a subir? Agora passaram a ser mais uma entre as 56 equipas do salve-se quem puder.

É isto que distingue o nosso futebol do futebol Europeu, onde as ligas têm 18 ou 20 equipas, sobem e descem 4 clubes e onde a 4ª liga é mais competitiva do que a nossa 2ª liga...

Espero que as coisas corram bem para o Sporting da Covilhã e que para o ano estejam a jogar na Liga Vitallis, mas será sempre "injusto" e "inglório" para as 2 equipas que vão ficar pelo caminho.

Fica para recordar o jogo em que o Covilhã vendeu caro o titulo ao Futebol Clube do Porto na época de 85/86.





Comentários

Anónimo disse…
wow liga vitallis rula..LOl !

Mensagens populares deste blogue

Saber número de eleitor e local de voto por SMS
Documentos necessários para votar?

Aproximam-se as eleições e com o novo cartão do cidadão a substituir o Bilhete de Identidade, o seu local de voto é alterado de acordo com o seu local de residência. Surge então a dúvida. Onde votar? Qual é o meu local de voto?

Alem disso quais os documentos necessários para se poder votar?

Qual o meu número de eleitor?

As novas tecnologias e sistemas informáticos permitem saber através de SMS, o seu local de voto e o seu número de eleitor.

Para tal basta enviar uma SMS para o número 3838 com o texto "RE (nº de BI) (data de nascimento) no formato AAAAMMDD, exemplo: RE 1444880 19531007"

A resposta terá o local de voto e o número de eleitor, que são suficientes para poderes votar.

Documentos necessários para poder votar?
O seu Bilhete de Identidade/Cartão do Cidadão e saber o seu número de eleitor.




Outras questões relativamente ao Recenseamento Eleitoral:

Quando mudo de residência, o que devo fazer para transferir para a minha inscrição no Recenseamento Eleitoral?
Solicitar e p…

Desconto de 6 cêntimos no combustível da Repsol - Cartão Banco Montepio

Através da parceria celebrada com a REPSOL, os Donos dos Banco, ou seja os Associados do Montepio Geral- Associação Mutualista têm agora uma vantagem adicional: um desconto de 6 cêntimos por litro no abastecimento de combustíveis na Rede de Estações de Serviços Repsol aderentes em Portugal Continental e Madeira. O desconto é imediato, basta apresentar o Cartão Montepio Repsol.
O valor do desconto é de 6 cêntimos de euro, por litro, sobre o PVP afixado no posto, é imediatamente deduzido ao valor do abastecimento e constará do recibo emitido.
Para mais informações, consulte aqui as condições e como aderir ou dirija-se a um balcão do banco Montepio ou posto de abastecimento da Repsol.