Covilhã no RANKING das 15 melhores cidades para viver

Num estudo sobre as cidades portuguesas realizado pelo Expresso e publicado no dia 6 de Janeiro, tendo por base 20 parâmetros, a Covilhã supera todas as cidades do interior em termos de qualidade de vida e situa-se entre as 15 melhores do País.
Comparativamente a Castelo Branco, Guarda e Fundão, a Covilhã destaca-se em quase todos os parâmetros usados, designadamente ao nível da Oferta Cultural, Qualidade Urbanística, Equipamentos Sociais, Estacionamento, Alojamento Turístico, Equipamentos Desportivos, Qualidade dos Espaços Verdes, Sinalética, Capacidade de Atracção Estudantil, Qualidade dos Espaços Públicos, Restauração, Relação com a Água e Paisagem, Segurança e Animação Nocturna e Desempenho Económico.
No computo global a Covilhã atinge 1100 pontos, mais 205 que Castelo Branco, mais 225 pontos que a Guarda, e mais 240 pontos que o Fundão, colocados no 34º, 35º e 36º lugares, respectivamente.
A Covilhã destaca-se ainda de Viseu, que aparece classificado em 18º lugar, Vila Nova de Gaia, classificada em 26º lugar, de Faro, Setúbal, Portalegre, Leiria, Santarém, Abrantes, Portimão e muitas outras cidades e capitais de distrito, onde, segundo o estudo realizado por uma equipa de seis jornalistas do Jornal Expresso, a qualidade de vida é significativamente inferior à existente na Covilhã.
Quando falamos de Segurança, a Covilhã atinge a 2ª melhor pontuação atribuída, exaequo com outras cidades, tais como Braga, Aveiro, Guimarães, Espinho e Amarante.
Ao nível do Desempenho Económico, obtém a 7ª classificação nacional, só sendo superada por Lisboa, Aveiro e Setúbal, Porto, Braga e Almada.
E em termos de Estacionamento, só Braga oferece melhores condições do que a Covilhã.
Ao nível da qualidade dos Espaços, a Covilhã obtém a 3ª melhor pontuação, a mesma que Lisboa, Porto, Aveiro e Coimbra, sendo que em termos de Capacidade de Atracção Estudantil, a Covilhã se situa ao mesmo nível de Évora e Guimarães, cidades apenas superadas por Aveiro, Porto, Braga e Coimbra, sendo o 1º lugar ocupado por Lisboa.
Aliás, ao abordar o tema da capacidade de Atracção Estudantil, o Expresso refere que "a cidade atrai jovens de todo o país, mas, findo o curso, os jovens permanecem".
Este trabalho, publicado nas páginas 32 a 39 da revista Única do Expresso, vem confirmar o que outros estudos da mesma índole vêm afirmando, constituindo o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos diversos sectores ao longo dos últimos anos e de que todos os covilhanenses se podem orgulhar.
A Câmara congratula-se e felicita os covilhanenses pelo resultado do esforço e determinação em projectar a Covilhã como Cidade de qualidade.
Comentários
Obrigado