Avançar para o conteúdo principal

Estudo Jornal Expresso

Covilhã no RANKING das 15 melhores cidades para viver


Num estudo sobre as cidades portuguesas realizado pelo Expresso e publicado no dia 6 de Janeiro, tendo por base 20 parâmetros, a Covilhã supera todas as cidades do interior em termos de qualidade de vida e situa-se entre as 15 melhores do País.

Comparativamente a Castelo Branco, Guarda e Fundão, a Covilhã destaca-se em quase todos os parâmetros usados, designadamente ao nível da Oferta Cultural, Qualidade Urbanística, Equipamentos Sociais, Estacionamento, Alojamento Turístico, Equipamentos Desportivos, Qualidade dos Espaços Verdes, Sinalética, Capacidade de Atracção Estudantil, Qualidade dos Espaços Públicos, Restauração, Relação com a Água e Paisagem, Segurança e Animação Nocturna e Desempenho Económico.

No computo global a Covilhã atinge 1100 pontos, mais 205 que Castelo Branco, mais 225 pontos que a Guarda, e mais 240 pontos que o Fundão, colocados no 34º, 35º e 36º lugares, respectivamente.

A Covilhã destaca-se ainda de Viseu, que aparece classificado em 18º lugar, Vila Nova de Gaia, classificada em 26º lugar, de Faro, Setúbal, Portalegre, Leiria, Santarém, Abrantes, Portimão e muitas outras cidades e capitais de distrito, onde, segundo o estudo realizado por uma equipa de seis jornalistas do Jornal Expresso, a qualidade de vida é significativamente inferior à existente na Covilhã.

Quando falamos de Segurança, a Covilhã atinge a 2ª melhor pontuação atribuída, exaequo com outras cidades, tais como Braga, Aveiro, Guimarães, Espinho e Amarante.

Ao nível do Desempenho Económico, obtém a 7ª classificação nacional, só sendo superada por Lisboa, Aveiro e Setúbal, Porto, Braga e Almada.

E em termos de Estacionamento, só Braga oferece melhores condições do que a Covilhã.

Ao nível da qualidade dos Espaços, a Covilhã obtém a 3ª melhor pontuação, a mesma que Lisboa, Porto, Aveiro e Coimbra, sendo que em termos de Capacidade de Atracção Estudantil, a Covilhã se situa ao mesmo nível de Évora e Guimarães, cidades apenas superadas por Aveiro, Porto, Braga e Coimbra, sendo o 1º lugar ocupado por Lisboa.

Aliás, ao abordar o tema da capacidade de Atracção Estudantil, o Expresso refere que "a cidade atrai jovens de todo o país, mas, findo o curso, os jovens permanecem".

Este trabalho, publicado nas páginas 32 a 39 da revista Única do Expresso, vem confirmar o que outros estudos da mesma índole vêm afirmando, constituindo o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos diversos sectores ao longo dos últimos anos e de que todos os covilhanenses se podem orgulhar.

A Câmara congratula-se e felicita os covilhanenses pelo resultado do esforço e determinação em projectar a Covilhã como Cidade de qualidade.

Comentários

Anónimo disse…
Boas...esse estudo engloba as cidades açoreanas? Podias me dar o link da noticia sff ?
Obrigado
KuRTeN16 disse…
Não sei, este artigo estava no site da camara municipal da Covilhã

Mensagens populares deste blogue

Saber número de eleitor e local de voto por SMS
Documentos necessários para votar?

Aproximam-se as eleições e com o novo cartão do cidadão a substituir o Bilhete de Identidade, o seu local de voto é alterado de acordo com o seu local de residência. Surge então a dúvida. Onde votar? Qual é o meu local de voto?

Alem disso quais os documentos necessários para se poder votar?

Qual o meu número de eleitor?

As novas tecnologias e sistemas informáticos permitem saber através de SMS, o seu local de voto e o seu número de eleitor.

Para tal basta enviar uma SMS para o número 3838 com o texto "RE (nº de BI) (data de nascimento) no formato AAAAMMDD, exemplo: RE 1444880 19531007"

A resposta terá o local de voto e o número de eleitor, que são suficientes para poderes votar.

Documentos necessários para poder votar?
O seu Bilhete de Identidade/Cartão do Cidadão e saber o seu número de eleitor.




Outras questões relativamente ao Recenseamento Eleitoral:

Quando mudo de residência, o que devo fazer para transferir para a minha inscrição no Recenseamento Eleitoral?
Solicitar e p…

Desconto de 6 cêntimos no combustível da Repsol - Cartão Banco Montepio

Através da parceria celebrada com a REPSOL, os Donos dos Banco, ou seja os Associados do Montepio Geral- Associação Mutualista têm agora uma vantagem adicional: um desconto de 6 cêntimos por litro no abastecimento de combustíveis na Rede de Estações de Serviços Repsol aderentes em Portugal Continental e Madeira. O desconto é imediato, basta apresentar o Cartão Montepio Repsol.
O valor do desconto é de 6 cêntimos de euro, por litro, sobre o PVP afixado no posto, é imediatamente deduzido ao valor do abastecimento e constará do recibo emitido.
Para mais informações, consulte aqui as condições e como aderir ou dirija-se a um balcão do banco Montepio ou posto de abastecimento da Repsol.