Avançar para o conteúdo principal

Estudo Jornal Expresso

Covilhã no RANKING das 15 melhores cidades para viver


Num estudo sobre as cidades portuguesas realizado pelo Expresso e publicado no dia 6 de Janeiro, tendo por base 20 parâmetros, a Covilhã supera todas as cidades do interior em termos de qualidade de vida e situa-se entre as 15 melhores do País.

Comparativamente a Castelo Branco, Guarda e Fundão, a Covilhã destaca-se em quase todos os parâmetros usados, designadamente ao nível da Oferta Cultural, Qualidade Urbanística, Equipamentos Sociais, Estacionamento, Alojamento Turístico, Equipamentos Desportivos, Qualidade dos Espaços Verdes, Sinalética, Capacidade de Atracção Estudantil, Qualidade dos Espaços Públicos, Restauração, Relação com a Água e Paisagem, Segurança e Animação Nocturna e Desempenho Económico.

No computo global a Covilhã atinge 1100 pontos, mais 205 que Castelo Branco, mais 225 pontos que a Guarda, e mais 240 pontos que o Fundão, colocados no 34º, 35º e 36º lugares, respectivamente.

A Covilhã destaca-se ainda de Viseu, que aparece classificado em 18º lugar, Vila Nova de Gaia, classificada em 26º lugar, de Faro, Setúbal, Portalegre, Leiria, Santarém, Abrantes, Portimão e muitas outras cidades e capitais de distrito, onde, segundo o estudo realizado por uma equipa de seis jornalistas do Jornal Expresso, a qualidade de vida é significativamente inferior à existente na Covilhã.

Quando falamos de Segurança, a Covilhã atinge a 2ª melhor pontuação atribuída, exaequo com outras cidades, tais como Braga, Aveiro, Guimarães, Espinho e Amarante.

Ao nível do Desempenho Económico, obtém a 7ª classificação nacional, só sendo superada por Lisboa, Aveiro e Setúbal, Porto, Braga e Almada.

E em termos de Estacionamento, só Braga oferece melhores condições do que a Covilhã.

Ao nível da qualidade dos Espaços, a Covilhã obtém a 3ª melhor pontuação, a mesma que Lisboa, Porto, Aveiro e Coimbra, sendo que em termos de Capacidade de Atracção Estudantil, a Covilhã se situa ao mesmo nível de Évora e Guimarães, cidades apenas superadas por Aveiro, Porto, Braga e Coimbra, sendo o 1º lugar ocupado por Lisboa.

Aliás, ao abordar o tema da capacidade de Atracção Estudantil, o Expresso refere que "a cidade atrai jovens de todo o país, mas, findo o curso, os jovens permanecem".

Este trabalho, publicado nas páginas 32 a 39 da revista Única do Expresso, vem confirmar o que outros estudos da mesma índole vêm afirmando, constituindo o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos diversos sectores ao longo dos últimos anos e de que todos os covilhanenses se podem orgulhar.

A Câmara congratula-se e felicita os covilhanenses pelo resultado do esforço e determinação em projectar a Covilhã como Cidade de qualidade.

Comentários

Anónimo disse…
Boas...esse estudo engloba as cidades açoreanas? Podias me dar o link da noticia sff ?
Obrigado
KuRTeN16 disse…
Não sei, este artigo estava no site da camara municipal da Covilhã

Mensagens populares deste blogue

Linkin Park, Limp Bizkit, OffSpring e Smashing Pumpkins - Rock in Rio 2012

Limp Bizkit, Linkin Park, Smashing Pumpkins e The Offspring compõem o cartaz do palco Mundo do Rock In Rio Lisboa 2012, a 26 de maio. A banda de Fred Durst, que em 2010 lançou Gold Cobra regressa a Lisboa depois de um concerto, em Setembro de 2010, no Pavilhão Atlântico. Os bilhetes exclusivos para o segundo dia do evento serão colocados à venda este sábado (3 de Março). Tanto Offspring como Linkin Park passaram pelo Rock In Rio Lisboa em 2008, tendo actuado também na mesma noite. A banda punk californiana não lança discos desde 2008 ( Rise and Fall, Rage and Grace é o mais recente) mas o guitarrista Noodles garantiu que o grupo de "Self Esteem" terá disco pronto no final deste mês. Dos Linkin Park (que em 2010 lançaram A Thousand Suns ) também poderá esperar-se música nova - no ano passado o vocalista Chester Bennington afirmou que seria surpreendente se um novo álbum não saísse em 2012. O último concerto do grupo norte-americano entre nós foi no festival Rock One!, real...

Publicidade com arte - Head, Jump Higher

Benfica vs Braga

2ª vez que vou ao estadio da Luz em 15 dias e cada vez tenho mais a certeza de que o futebol português é muito pobre... foi triste o espetáculo a que assisti hoje.. não por parte do Benfica, porque embora não tenha conseguido marcar fez um grande jogo com dezenas de oportunidades que ou esbaravam na trave ou nas mãos do Paulo Santos, mas sim porque vi uma equipa a qual se entitula o 4o grande de Portugal passar 90 minutos a defender.. ( fez um remate á baliza de Quim no 1º minuto, que por acaso nem vi porque estava ainda á procura do meu lugar ), foi anti jogo, lesões vindas do nada, perdas de tempo por tudo e por nada... um espetaculo triste de se ver.. eu sei que o Inferno da Luz assusta qualquer clubezeco mas um empate é assim tao bom que justifique jogar tao mal? É pena que em Portugal se jogue pelos pontos e nao pelo espetaculo e por amor á camisola... estacionar o autocarro em frente da baliza durante o jogo todo é muito pobre.. é por isso que quando chegam la fora levam um baile...